Ano II – Nr. 56 – Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2013 
 
     
 
  Atrasadinho da UERJ: pagamento do 4º Grupo começa na próxima terça, dia 20
 
  O pagamento do 4º Grupo do Atrasadinho da UERJ será realizado a partir do dia 20/08/2013, terça feira, às 10h na tesouraria do SAAE/RJ. 

Todos os relacionados em anexo deverão se apresentar ao SAAE-RJ munidos de identidade, CPF e documento que comprove o número da matrícula UERJ.

Clique aqui para consultar a planilha com a posição dos beneficiários e os valores devidos a cada um
 
     
  Cobam começa a pagar reajuste em agosto  
  Em mesa-redonda realizada no dia 9 de agosto, entre o SAAERJ, o Sinepe-DC e o Colégio Batista Memorial (Cobam), na Superintendência Regional do Trabalho de Duque de Caxias, a Cobam informou que vai pagar o reajuste de 7% sobre os salários a partir deste mês de agosto. Quanto aos retroativos, ficou acordado que serão pagos em duas parcelas, a primeira em agosto e a segunda em setembro de 2013.  
     
  Assembleia decide manter greve na UniverCidade  
  Durante a assembleia realizada no dia 13 de agosto, nas dependências do SAAERJ, os auxiliares de administração escolar decidiram manter a greve na UniverCidade enquanto os direitos trabalhistas em atraso não forem regularizados.

O presidente do Sindicato, Elles Carneiro, repassou com a categoria todas as providências que o SAAERJ já tomou, a mais recente um pedido de liminar, em 6 de agosto, para que seja pago em 48h os salários e os vales-transporte em atraso, se abstendo de qualquer desconto dos trabalhadores, já que os mesmos estão privados do seu direito de ir e vir.

“O Sindicato está fazendo tudo que está ao seu alcance. Agora depende da justiça. “Hoje (13/08) e ontem (12/08) não conseguimos sequer consultar o processo porque o sistema da justiça estava fora do ar o dia todo”, declarou Elles.

Trabalhadores devem ficar atentos para convocação emergencial
Todos os auxiliares de administração da UniverCidade devem ficar em alerta para chamados urgentes de assembleia ou manifestações, assim que acontecerem novidades, como explicou o presidente do SAAERJ.

“Já temos nossa estratégia montada, dependendo do andamento do processo. Precisamos manter a mobilização para pressionar as autoridades na hora certa”.
 
     
 
Nova AGE da Gama Filho dia 20 de agosto às 14h
 
 
A Assembleia realizada no dia 13 de agosto na Universidade Gama Filho, Campus Piedade e Unidade Candelária, decidiu pela manutenção da abstenção pacífica dos trabalhos até que ocorra os pagamentos dos salários relativos aos meses de junho e julho de 2013 e o fornecimento dos vales transportes dos meses de julho e agosto de 2013. Nova Assembleia está marcada para o dia 20 de agosto, às 14h, no Campus da Piedade. 

Clique para ler a ata da assembleia

 
     
 
Palavra do Presidente
Justiça do trabalho: a serviço de quem?
 
  Estamos vivendo uma verdadeira inversão de valores na justiça do trabalho. Quando foi criada, era para ser uma defesa para os trabalhadores, uma forma de reparar os maus feitos pelos empregadores, mas o que infelizmente está ocorrendo é o contrário. São os patrões que mandam seus funcionários procurar os direitos na justiça. E por quê? Porque o sistema é lento, burocrático, dá margem a recorrer inúmeras vezes e enquanto isso o trabalhador morre de fome.

Nosso Sindicato tem cerca de oito mil processos individuais, fora os coletivos, e 80% deles são de pessoal que foi demitido e não conseguiu receber as verbas rescisórias. O patrão vai lá, diz que não tem dinheiro, não tem como pagar, e a coisa vai rolando. Sou defensor da prisão para os empregadores inadimplentes. Não é assim com o pagamento de pensões? Se o pai não paga a pensão do filho vai preso e rapidinho aparece o dinheiro. Por que não implantar esse sistema na justiça do trabalho? Nos poucos lugares em que foi feito, Minas, Paraná, funcionou e muito bem.

Essa é uma luta que tem que ser encarada de frente. Não adianta irmos pras ruas reivindicando novos direitos se sequer conseguimos receber os que já estão assegurados por lei. Salário atrasado, FGTS não depositado, férias não pagas, rescisões pendentes são verbas alimentares, é dinheiro que o trabalhador usa para comer, para pagar suas contas, para viver. Prestou um serviço, tem que receber por ele, isso não pode esperar.
 
     
     
 
Veja mais notícias e conheça os benefícios do SAAERJ em www.saaerj.org.br
 
     
 
O Boletim Eletrônico do SAAERJ é elaborado pela
Assessoria de Comunicação do SAAE-RJ.

Caso não queira mais receber o Boletim, clique aqui para remover seu e-mail
 
     
 
Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar
do Estado do Rio de Janeiro
Sede: Rua dos Andradas, 96, 7º e 8º andares, Centro,
Rio de Janeiro, RJ. CEP 20051-000. Tel: (21) 2516-8868