Nova reunião, marcada para 6 de dezembro com a Estácio, vai debater demissões e aumento salarial

Após mediação no Ministério do Trabalho realizada ontem, dia 17, as negociações com a Estácio de Sá terão continuidade no próximo dia 6 de dezembro, terça-feira, às 14h. Nessa nova reunião, a Estácio de Sá ficou de apresentar quadro de demissões e admissões, tendo em vista a suspeita de demissões em massa. O Sindicato está monitorando o assunto, sobretudo depois da anunciada fusão da Estácio com a Kroton Educacional.

O SAAERJ apresentará, por sua vez, um estudo comprovando que a Estácio de Sá tem plenas condições de pagar o reajuste de 11,08% retroativo a 1º de março de 2016. Pela lei, enquanto não celebra o Acordo Coletivo específico para os trabalhadores da Estácio de Sá, a instituição tem que cumprir, obrigatoriamente, o reajuste salarial estabelecido na Convenção Coletiva assinada para o 3º Grau em todo o Estado. É o que diz o Art. 620 da CLT.

CONTRA O ARROCHO

– O balanço financeiro da Estácio é espetacular. Os trabalhadores contribuíram para isso e têm que ser reconhecidos e recompensados. Porém, pela dificuldade na negociação, estamos notando que a Estácio de Sá já está seguindo o “modelo Kroton” de lucro máximo para os acionistas e arrocho para os funcionários – avalia o presidente do SAAERJ, Elles Carneiro.

– Os empregados da Estácio precisam se conscientizar que, se não forem à luta, não vão conseguir receber um salário digno, por mais que produzam lucros para os donos. Talvez seja preciso uma greve geral na Estácio para que os patrões entendam que os trabalhadores precisam e merecem ser valorizados – concluiu.

Veja aqui a Ata da Mediação de 17/11/16 no MTE