Nova vitória da mobilização: Masan paga março e 13º. Sindicato recomenda suspensão da greve do dia 17

O estado de greve dos trabalhadores da Masan lotados em colégios estaduais e creches municipais garantiu mais uma conquista: a empresa pagou o salário de março antes que fosse necessária a greve marcada para o próximo dia 17. Além disso, acertou também o 13º salário de 2016 do pessoal das creches e EDIs municipais.

Diante disso, o Sindicato recomenda à categoria a suspensão da paralisação marcada para o próximo dia 17. Segundo a decisão da assembleia, a greve só ocorreria se a Masan não honrasse até lá o pagamento de março.

A pressão dos trabalhadores tem dado certo. Todos os salários atrasados foram colocados em dia após nossas assembleias terem acenado com a greve. Estão de parabéns os companheiros que se mobilizaram e compareceram às convocações do Sindicato. E para aqueles que ficaram “na sombra”, fica o aprendizado: junte-se a seus colegas mais combativos, dê seu apoio aos que querem lutar. Fazendo isso, você participa e fortalece uma luta que também é sua.

ATENÇÃO CRECHES E EDIs: SUGESTÃO
PARA A ASSEMBLEIA DO DIA 20

Como também foram quitados os pagamentos dos valores que restavam do 13º salário dos empregados terceirizados nas Creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) do Município do Rio de Janeiro, entendemos que a participação na Assembleia Geral Permanente, que será realizada no próximo dia 20 de abril, às 14h, no Auditório 11 da UERJ (Rua São Francisco Xavier, n° 524 – Maracanã – RJ), deve ser organizada para não prejudicar os serviços prestados.

Sugerimos a seguinte forma: que os companheiros possam eleger um ou mais representantes em cada uma das unidades que prestam serviços, enviando estes eleitos para a Assembleia. Esta seria uma forma mais sensata de comparecimento neste dia, visando não atrapalhar o funcionamento das unidades públicas escolares, evitando assim qualquer tipo de fechamento das unidades e inconvenientes com os órgãos da Administração Pública responsáveis pelas unidades.

MULTA E ACORDO COLETIVO 2017

No último dia 10 de abril, segunda-feira, o SAAERJ recebeu a visita da Diretora Presidente da Masan em nossa Sede. O Sindicato deu início à negociação visando fechar os termos e cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2017 para os trabalhadores da empresa por nós representados, empregados em Escolas e Colégios Estaduais pertencentes à SEEDUC-RJ e Creches e EDI’s do Município do Rio de Janeiro. O ACT terá vigência de 1º de março de 2017 até 28 de fevereiro de 2018.

Na reunião, deixamos claro que o Sindicato NÃO abrirá mão do pagamento da multa pelos atrasos nos pagamentos de salário, mantendo as discussões e negociações permanentes, seja na Justiça do Trabalho ou de forma administrativa junto à Masan.

RECLAMAÇÕES

Já estão sendo tratadas todas as reclamações recebidas durante nossas Assembleias, realizadas com os trabalhadores da Masan, tanto de forma coletiva quanto individual, conforme cada caso apresentado. São causas que envolvem salários-família, vale transporte, alimentação, plano odontológico etc.

Ainda assim, se houver qualquer outra reclamação que ainda não foi atendida ou passada ao Sindicato, pedimos que nos comuniquem, sempre que possível com a devida comprovação documental.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE 20/04/2017

Nossa Assembleia, reunindo os trabalhadores da Masan na área de ensino (colégios estaduais e creches e EDIs municipais), será realizada no próximo dia 20 de abril, no Auditório 11 da UERJ (Rua São Francisco Xavier, n° 524 – Maracanã – RJ), às 14h, quando vamos informar a categoria sobre o andamento das questões salariais e judiciais e decidir em conjunto sobre os rumos do movimento.

Clique aqui para ver o Edital de Convocação