Estácio quer arrochar trabalhadores e negociação está num impasse. Próxima reunião dia 24/5

A Universidade Estácio de Sá está jogando duro nas negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) deste ano. Os dirigentes da instituição pretendem impor um reajuste salarial somente pelo INPC e, mesmo assim, limitado a um salário-teto, ou seja, algumas funções não teriam sequer a inflação. Além disso, a Estácio propõe congelar o Vale Alimentação, ou seja, nenhum reajuste este ano, e nega o pagamento do PLR.

O Sindicato rejeitou essa proposta e as negociações no momento se encontram num impasse. Uma nova reunião de negociação está marcada para o próximo dia 24 de maio.

NEGOCIAÇÃO DIFÍCIL

Estamos em fase de negociação do ACT com a Estácio desde o dia 17/04, apesar de a pauta reivindicatória ter sido enviada para a instituição em dezembro do ano passado.

Naquele primeiro encontro apresentamos a defesa do nosso PLR que, de pronto, a Estácio afirmou não ter condições de negociar, embora saibamos que os resultados divulgados na Bolsa de Valores demonstrem o contrário.

O índice de reajuste proposto e também a majoração do Vale Alimentação pedido buscam, tão somente, repor o que fora corroído pela inflação (que o governo teima em mascarar).

INTRANSIGÊNCIA

Ao nos reunirmos em 30 de abril, a Estácio reafirmou não ter condições de pagar o PLR e criou-se um impasse, tendo como base os resultados econômicos da empresa e esta posição de intransigência dos dirigentes.

No dia 9 de maio, a Estácio reafirmou não querer negociar mais o PLR, declarando-se com posição fechada sobre o assunto.

Em 17 de maio, a Estácio afirmou claramente que só pode pagar o INPC, sem reajustar o Vale Alimentação, e limitando o reajuste a um teto de salário, ou seja, excluindo algumas funções do reajuste salarial. Mais uma vez o Sindicato não concordou, pois viola direitos e nos impõe um achatamento nos salários.