Ano IV – Nr. 139 – Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2016 
 
     
  SAAERJ informa: todas as pautas reivindicatórias já estão com os representantes patronais  
 

O Sindicato já preparou e encaminhou aos respectivos patronais todas as pautas de reivindicação para as negociações coletivas de 2017. Confira:

Veja a pauta reivindicatória de Campos

Veja a pauta reivindicatória do Município do Rio

Veja a pauta reivindicatória de Petrópolis

Veja a pauta reivindicatória do Sul Fluminense

Veja a pauta reivindicatória de Niterói e Estadão

 
     
  ASSESPA trai seus empregados, rompe acordo e não paga o que deve.
Execução judicial custará o dobro aos patrões!
 
 

Depois de mais de 15 dias de espera, além do prazo definido para o pagamento da primeira parcela dos valores devidos aos trabalhadores da Associação Educacional São Paulo Apóstolo – ASSESPA –, a Diretoria do SAAERJ decidiu executar e denunciar o acordo no último dia 28 de novembro.

A ASSESPA, mantenedora da UniverCidade, deve aos empregados beneficiados no processo coletivo nº 0000081-32.2013.5.01.0036-RTOrd (SAAE-RJ x ASSESPA) e deveria ter feito o depósito da primeira parcela dos valores devidos na conta do Sindicato na segunda semana de novembro. Apesar de ter anunciado o pagamento, a ASSESPA traiu seus empregados, o Sindicato e a Justiça.

Diante da quebra do compromisso e da palavra por parte da ASSESPA, o Sindicato já está executando judicialmente a cobrança. Com a medida, o custo final vai pesar muito mais no bolso dos patrões. Entre juros, correção monetária e multa, estima-se que os trabalhadores representados pelo SAAERJ no processo terão a receber quase o dobro do valor inicialmente acordado.

– A impressão que eu tenho é que a ASSESPA resolveu brincar com fogo. Querem ganhar tempo, mas vão pagar caro pela má-fé. A execução judicial vai aumentar em muito o valor a ser pago – comentou o presidente do SAAERJ, Elles Carneiro.

Com a sequência do processo, manteremos os representados informados pelo nosso site e por nossa página no Facebook.

 
     
  SAAERJ encaminha pauta do 3º Grau
e já pede mesa-redonda ao MT
 
 

Para evitar atrasos, o Sindicato já está encaminhando a pauta reivindicatória do Ensino Superior para o patronal e, ao mesmo tempo, também está pedindo mesa-redonda no Ministério do Trabalho. O objetivo é dar pronto início às negociações da CCT/2017, cuja data-base é 1º de março.

“Esperamos que dessa forma não haja demora na assinatura da CCT do 3º grau, o que já está virando uma constante”, defendeu Elles Carneiro, presidente do SAAERJ.

 
     
  Sindicato reivindica auxílio-alimentação para funcionários do Colégio Salesiano em todo o RJ  
 

Nosso Sindicato enviou ofício, no último dia 29 de novembro, para a direção da Inspetoria São João Bosco, instituição mantenedora dos Colégios Salesianos. No ofício, o SAAERJ informa que os funcionários do colégio no Estado do Rio de Janeiro apresentaram um abaixo-assinado reivindicando tíquete-refeição no valor de R$ 15 por dia útil de trabalho, ou auxílio-alimentação mensal de R$ 330.

Para discutir o atendimento a esta justa reivindicação dos Auxiliares de Administração Escolar de todos os Colégios Salesianos localizados no Estado do Rio de Janeiro, o Sindicato pediu uma reunião com a direção da Inspetoria São João Bosco, cuja sede central fica em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Veja aqui o teor do ofício do SAAERJ à Inspetoria São João Bosco

 
     
  Severino Sombra tem que cumprir a CCT: pagar 11,08% de aumento mais anuênio  
 

O insucesso nas negociações para a assinatura de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico entre o Sindicato e a FUSVE – Fundação Educacional Severino Sombra – submete a instituição a cumprir integralmente a Convenção Coletiva (CCT) assinada pelo SAAERJ com o Sindicato Estadual das Instituições de Ensino Superior (SEMERJ). Isso é o que determina o Art. 611 da CLT.

A própria FUSVE, em ofício ao SAAERJ, preferiu usar a CCT 2016, firmada com o SEMERJ a partir de mediação no Ministério Público do Trabalho, como parâmetro para o reajuste salarial, ali estabelecido em 11,08%. O Sindicato então, diante do insucesso das negociações por um ACT melhor, já encaminhou à FUSVE a íntegra da Convenção Coletiva dos auxiliares de administração escolar empregados no Ensino Superior.

ANUÊNIO
Em nosso ofício, chamamos a atenção da FUSVE para que cumpra a Cláusula 5ª da CCT e restabeleça o Adicional por Tempo de Serviço, com aplicação desde 2008, excetuando-se os anos de 2009, 2012, 2013, 2014 e 2015.

Conheça a Cláusula 5ª da CCT:

“Cláusula 5ª – DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO
O adicional por tempo de serviço a partir de 2008, inclusive, passará a ser o seguinte.
a) A partir da data-base de 2008 (01/03/08) será concedido um adicional de 1% para cada ano de serviço do empregado.
b) Entre o período de 01/03/09 e 28/02/10, não será concedido nenhum acréscimo a título de adicional por tempo de serviço, permanecendo aquele percentual que o empregado percebia até 28 fevereiro de 2009.
c) A partir de 01/03/2010 o adicional por tempo de serviço será de 0,5% ao ano, que será adicionado ao percentual que o empregado já percebia até 28 de fevereiro de 2009, respeitando sempre a sua data de admissão.”

Confira em nosso site a posição da FUSVE sobre o ACT, a resposta do SAAERJ, a Ata da Audiência de negociação salarial no MPT e a íntegra da Convenção Coletiva 2016 (CCT).

 
     
  Férias coletivas no SAAERJ de 19/12/2016 a 17/01/2017  
 

Comunicamos aos associados, à categoria e às instituições de Ensino que o SAAERJ dará férias coletivas a seus funcionários no período de 19/12/2016 a 17/01/2017. Antecipe seus assuntos junto ao Sindicato.

Veja aqui o ofício protocolado junto ao Ministério do Trabalho sobre nossas férias coletivas.

 
     
 
Veja mais notícias e conheça os benefícios do SAAERJ em www.saaerj.org.br
 
     
 
O Boletim Eletrônico do SAAERJ é elaborado pela
Assessoria de Comunicação do SAAE-RJ.

Caso não queira mais receber o Boletim, clique aqui para remover seu e-mail
 
     
 
Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar
do Estado do Rio de Janeiro
Sede: Rua dos Andradas, 96, 7º e 8º andares, Centro,
Rio de Janeiro, RJ. CEP 20051-000. Tel: (21) 2516-8868