SAAERJ alerta: Fusão dos Grupos Kroton e Estácio pode prejudicar trabalhadores

Nosso Sindicato já enviou ofícios a diversas autoridades para denunciar a transação

Preocupado com a situação dos trabalhadores se concretizada a aquisição da Estácio pela Kroton, o Sindicato já enviou ofícios às Comissões de Educação e Trabalho da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); à Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e também denúncia ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Às comissões da Alerj, o SAAERJ informa que a anunciada aquisição está sendo vinculada a demissões em massa, demonstrando um interesse puramente comercial, sem qualquer preocupação com os trabalhadores, mesmo não estando a Estácio em situação de dificuldade financeira que justifique sua venda. Pede a realização de audiências públicas com ambos os grupos educacionais e o Sindicato, para que fique claro o objetivo da transação e sejam discutidos os direitos dos auxiliares de administração escolar, principalmente a garantia de seus empregos.

Ao Congresso Nacional, representado pelas Comissões do Senado e da Câmara dos Deputados, o SAAERJ solicita que sejam adotadas medidas para restauração da ordem jurídica violada no que toca à preservação dos empregos e à qualidade de ensino.

Ao MEC, o Sindicato alerta para o problema e pede informações sobre as normas que regulamentam aquisições do gênero, além de esclarecimento sobre o funcionamento dos processos de avaliação e autorização da fusão.

Por fim, ao CADE, o SAAERJ denuncia os objetivos escusos por trás da transação e pede o indeferimento da fusão.

“Agimos em todas as frentes possíveis e imagináveis para defender o emprego de nossos representados. Já vimos este filme antes e não queremos que os trabalhadores saiam prejudicados. O Poder Público precisa se pronunciar e agir”, enfatizou Elles Carneiro, Presidente do SAAERJ.

Veja nos links abaixo os ofícios enviados pelo SAAERJ às autoridades.

Documentos sobre o caso

Ofício ao CADE

Ofício ao MEC

Ofício à Comissão de Educação do Senado Federal

Ofício à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Ofício à Comissão de Educação da ALERJ

Ofício à Comissão de Trabalho da ALERJ