Editorial

Quem fiscaliza a Justiça neste país?

Na Justiça do Trabalho se encontra a maior possibilidade de distribuição de renda no Brasil

Há 36 anos atuo para tentar evitar o massacre que se faz contra os trabalhadores do Brasil. No entanto, ninguém fiscaliza a Justiça. Entre os maiores devedores nacionais do FGTS, por exemplo, constam nos primeiros lugares instituições de ensino superior. Saibam que nelas trabalham diversos juízes e desembargadores, principalmente da Justiça do Trabalho.

Os sindicatos de professores e dos profissionais técnicos administrativos (SAAE-RJ) possuem diversos processos contra estas instituições, mas eles não andam. Quem quiser saber das mazelas processuais que ocorrem com estes processos pode nos procurar. Mantemos um histórico dos absurdos que ocorrem por má gestão processual da Justiça.

Arte-Editorial-ELLES-5Até 2017, antes do tiro de misericórdia (a “reforma” trabalhista) que vai levar os trabalhadores à situação de escravos e, em curto prazo, falência total da possibilidade de sobrevivência, estas instituições se apossaram de grandes quantias pertencentes ao SAAE-RJ, que foram descontadas dos trabalhadores desde 2004 até 2017 (ocorrendo, portanto, crime de apropriação indébita). Apesar disso, as nossas iniciativas para obtermos na Justiça a garantia da existência de nossa entidade, através de diversos processos judiciais, muitos em fase de execução há anos, não se resolvem! Já era, no mínimo, para alguém estar preso.

Com essa nova lei trabalhista, que garantiu o império da representação patronal neste país, o que se vê atualmente é a categoria econômica dispensando os trabalhadores mais antigos e, ao mesmo tempo, fazendo um acordo particular com eles para pagar verbas rescisórias a perder de vista, deixar de pagar a multa do FGTS e não comprovar o depósito do INSS e, no caso da multa do 477, nem se fala.

A maior distribuição de renda deste país se encontra na Justiça do Trabalho, que infelizmente se tornou uma represa dos direitos econômicos dos trabalhadores.

Elles Carneiro
Presidente do SAAE-RJ

 
Leia outro editorial aqui.